O estado da criança regredida é profundamente inconsciente, familiar, habitual e automático. A maioria das pessoas pensa, sente e age a partir deste lugar durante toda a sua vida e não conhece outro estado. Neste lugar não sabemos esperar, a ansiedade está fortemente presente, o medo do abandono e da perda. Vamos até o outro mendingando amor e afeto. Neste estado estamos desconectados da nossa essência e identificados com a imagem distorcida do patinho feio.
O estado do adulto maduro é consciente, presente com os sentimentos, aberto e disposto a resolver conflitos, busca um espaço de centramento. Neste estado somos capazes de estabelecer limites, ver os outros de forma clara e fazer escolhas mais sábias. Acolhemos nossas frustrações e nutrimos nossa essência. Desenvolvemos a capacidade de identificarmos nossa criança ferida e aceitamos ela, sem que elas tome conta de nossas vidas.
A compreensão a respeito do estado mental da criança emocional explica bastante sobre a vida. Nós passamos a entender como e por que reagimos, por que temos tanto medo dentro de nós, por que somos tão ávidos por amor e atenção ou por que é tão difícil deixar alguém chegar perto. Também passamos a entender por que somos tão cheios de vergonha e desconfiança, por que somos tão descontentes, por que temos problemas em nos expressarmos em nossa sexualidade, em nossa criatividade, em nossa habilidade de fazer valer nossos direitos. Em resumo, nos dá um insight sobre muito da nossa vida diária.
LEIA MAIS:
Proposta terapêutica: observação, entendimento e libertação
Nartan Lemos é mineira, psicóloga, terapeuta corporal e dançarina. Terapeuta credenciada pelo Learning Love Institute, Psicoterapeuta NeoReichiana: Bioenergética/Biossíntese e Dançaterapeuta. Iniciou sua formação de dançarina através do Ballet Clássico, Contemporâneo no Grupo Corpo/BH. Em 1995, teve a oportunidade de unir a dança a Meditação através das Danças Sagradas do Gurdjieff. Com Treinamento em Ritmos Brasileiros, Danças Circulares e Método Silvestre/Danças dos Orixás. Desenvolveu o Método Dança Vital, uma abordagem prazerosa e criativa inspirada em vários tipos de dança e meditação. É membro do Conselho Internacional de Dança/UNESCO.