E então o ser, antes embrionário, é encarnado. Para nascer uma força vital o faz mover e, num embalo instintivo com a mãe, ele faz seu primeiro grande rito de passagem onde o movimento do corpo é fundamental. Eis que nasce um dançarino. Afinal, a vida convida o homem para dançar o tempo todo – não uma dança de estilo específico, mas a “dança” que sempre muda de ritmo pedindo força vital para seguir o baile em pé, equilibrado, consciente, disposto e saudável.
O corpo tem inúmeras possibilidades sonoras, motoras, emocionais, psíquicas, espirituais… Um grande e saboroso mistério, desde tempo imemoriais, onde a dança está para evolução humana tanto quanto o próprio caminhar. Da arte rupestre aos bebês que observamos hoje ao dançarem antes mesmo de falar, o movimento do corpo de forma ritmada e liberta faz parte do fluxo da vida.
Pelo simples prazer e alegria do movimento, o corpo responde intuitivamente ao som, à vibração sonora que invade e dialoga com células e com toda sua estrutura física e emocional.
E por meio da dança podemos despojar falsos conceitos, dogmas e máscaras sobre nós mesmos. Dançando devolvemos um ritmo próprio à vida. O movimento é cura, e colocando o corpo e a psiquê em movimento curamos e revitalizamos a nós mesmos.
Nascemos com um potencial humano a ser explorado e desenvolvido. Porém, dependendo da teia social e cultural em que crescemos, o conjunto de crenças, valores e influências externas pode nos impedir de viver de forma livre e espontânea. Com constantes e variadas repressões, contemos nossa energia vital e somatizamos tensões e doenças no corpo e na psiquê.
As emoções, segundo Reich, andam em pares: raiva-amor, medo-confiança e dor-prazer. O fato de as emoções negativas e positivas estarem relacionadas causa profundas implicações, por que a compreensão equivocada sobre como lidar com as emoções negativas afeta diretamente a nossa capacidade de experimentar as emoções positivas.
Portanto, reconhecer e liberar as emoções contidas e reprimidas, dissolvendo as couraças musculares através de exercícios da respiração consciente, da dança e da meditação, pode gerar energia vital com fluxo livre e natural e ampliar nossa consciência corporal.
E por meio da dança podemos despojar falsos conceitos, dogmas e máscaras sobre nós mesmos. Dançando devolvemos um ritmo próprio à vida. O movimento é cura, e colocando o corpo e a psiquê em movimento curamos e revitalizamos a nós mesmos.
A partir do movimento consciente por meio de várias técnicas de terapia corporal, podemos honrar nosso corpo na sua essência e cuidar dele para que seja desfrutado da melhor forma possível. É necessário manter um corpo vivo e saudável, fazendo dele sua principal morada – o útero de sua alma.
Entrando em contato com o corpo e suas expressões, explorando e desfrutando novas possibilidades, desenvolvemos amor próprio e criamos mais espaço para com o outro, florescemos habilidades e talentos. Escutando o corpo podemos enxergar caminhos de uma vida mais próspera em todos os níveis.
Dançar junto também cria um mundo mais humanizado, criativo e alegre, estimulando os nossos lados Zorba e Buda, entrando em contato com o “eu” mais profundo e mais sábio, integrado em sua unidade e fortalecido no coletivo. A percepção das infinitas possibilidades de mover-se em compasso interno e externo cresce e se torna vital a cada passo, a cada movimento, nessa incrível festa que é a vida.
Nartan Lemos psicóloga com especialização em Terapia de Relacionamento, Psicoterapia Corporal, Bioenergética/Biossíntese, Dançaterapia e Meditação. Atende individual e casal em Brasília.
* Artigo escrito para a edição Julho 2013 do Jornal Lotus – Bem estar
Related: uhcw staff parking permit, black funeral homes in raleigh, nc, 5 sentences about ramadan, phcs provider phone number for claim status, starseed archetype mage, weird laws in turkey, james blue orono mn address, disadvantages of g suite for education, tiny flies in bedroom at night, shelf life after best before date chart, 2022 gmc sierra 1500 denali, 1934 ford pickup sheet metal, turquoise erving today, best jobs for scatterbrains, success academy academic calendar 2022,