fbpx

Blog da Nartan

Recuperando a energia vital

Ao longo processo civilizatório e educacional nossa energia vital foi afetada na fonte, e as emoções e a sexualidade são as duas áreas mais comprometidas.

Todos nós aprendemos, ainda crianças, a sufocarmos nossas emoções, a escondermos nossos sentimentos e, ainda, tínhamos que fazer de conta que éramos o que não éramos. Recebemos ordem para não expressarmos o que sentimos, como a dor, o choro e o riso.

Tudo isso afetou negativamente nossa capacidade de expressão e começamos a entrar em uma “caixa”, e com isso encaixotamos nossa energia vital para sermos amados e desejados. Para Reich e Freud, a repressão sexual é a fonte das neuroses psicológicas, uma vez que a energia sexual ou energia vital se manifeste de forma espontânea através dos impulsos naturais e comportamentos não civilizatórios. Freud chamou essa energia de libido e Reich de orgone.

A repressão sexual e emocional, segundo Reich, são as causas do amortecimento e da rigidez que todos os adultos sofrem. Ao sufocarmos nossa energia vital, que tenta se manifestar pela sexualidade e pelos sentimentos, especialmente quando somos jovens, traímos a nós mesmos e nos tornamos incapazes de “gozar a vida”.

Respirando e gozando a vida

Segundo Reich, a criança deveria receber o devido apoio em sua busca biológica natural, tendo contato físico com a mãe e mamando em seu seio, além de brincar com seus próprios genitais. Porém, o que aconteceu na maioria das vezes foi pouco contato físico e muita repressão sexual.

Somos seres sexuados e a energia sexual é a fonte de todo crescimento, inteligência e criatividade. Recuperar nossa vitalidade é essencial para podermos literalmente gozar a vida e sermos felizes.

A primeira forma de acessarmos nossa vitalidade é através da respiração. A conexão com a respiração é fundamental para reconectamos conosco, pois quando respiramos voltamos a sentir, e o ato de respirar está intimamente conectado com a vida expressiva e emocional do corpo.

A pulsação da respiração nos ajuda a despertar a força vital, liberando as emoções e libertando as energias reprimidas. Conter as emoções, engolir o que se sente, diminui a pulsação da respiração e nos gera angústia e confusão.

Sexualidade saudável

É importante entendermos que a partir da perspectiva terapêutica Reichiana, a neurose é energia reprimida buscando uma via para ser liberada. Desenvolver a capacidade de descarregar totalmente a energia que se acumula no corpo é fundamental para que possamos ter uma vida sexual satisfatória.

A satisfação sexual é a capacidade que o individuo tem de criar carga e descarregar essa energia, sendo a prática sexual o caminho mais natural e saudável que o corpo encontrou para descarregar a energia retida. Após a descarga, o corpo inicia um novo processo de acumular e descarregar, criando um ritmo pulsante saudável de carga e descarga.

Tensão, carga, descarga e relaxamento: essas são as quatro fases fundamentais do orgasmo. Quem consegue vivenciar esse processo do início ao fim, possui uma potência orgástica e vivencia o orgasmo sexual.

O mais interessante que Reich percebeu foi que a fórmula do orgasmo é a mesma da liberação das emoções. A descarga completa da energia sexual e das emoções acontece através da respiração, desencadeando uma explosão e relaxamento posterior.

Sendo assim, fica a dica: libere suas emoções reprimidas que o prazer acontecerá em sua vida.

* Artigo escrito para a edição Setembro 2013 do Jornal Lotus – Qualidade de Vida

Nartan Lemos psicóloga com especialização em Terapia de Relacionamento, Psicoterapia Corporal, Bioenergética/Biossíntese, Dançaterapia e Meditação.  Atende individual e casal em Brasília.

Related: kermit falling off building original video, hollywood hills shooting, who is still alive from the rat patrol, renault trafic clutch problems, wreck on 220 asheboro, nc today, how far do fig tree roots travel, sandy springs woman murdered, autograph signings in arizona, make characters say things, fentress county, tn arrests, gender reveal box with pull string, ushl combine, will mothballs keep hummingbirds away, bruno what is your email address in spanish, texas syndicate capone,