fbpx

Blog da Nartan

Gentileza Gera Amor e Paz

Caros Leitores e Leitoras,

Neste mês de setembro inicia a estação da primavera e com ela a natureza explode em flores, cores e abundância. A partir desse espírito natural do universo de ofertar sem esperar algo em troca, sem fazer alarde e rufar os tambores quando uma flor desabrocha, nós do Lotus convidamos todos a participar da nossa Campanha: Gentileza gera Amor e Paz.

A ideia da campanha surgiu como uma forma de desenvolvermos e praticarmos uma das grandes virtudes do ser humano: a gentileza. Um atributo pouco usado nos dias de hoje, onde todos correm não se sabe pra onde, buscam a satisfação pessoal muitas vezes passando por cima do outro com atitudes perversas e narcísicas, e a falta de paciência e tolerância com o outro é visível e triste de constatar.

Convido todos a refletirem sobre suas atitudes e postura, consigo mesmo e com o outro, e fazerem um compromisso de criarmos uma cultura da paz e de cooperação. Que possamos fazer diferente, surpreender a si mesmo e o outro com ações de paz e amor, na nossa casa sagrada, o planeta Terra, na nossa família, com os amigos, parceiros de trabalho e todos aqueles indivíduos que nos atende nos supermercados, postos de gasolina, restaurantes, entre vários lugares por quais circulamos durante o nosso dia.

Um dia,  um amigo, que também é terapeuta, me disse que o planeta Terra é o planeta dos relacionamentos e eu concordo com ele completamente. Nós somos uma grande teia humana, e nos relacionamos com as outras pessoas o tempo todo. Por isso, precisamos aprender a nos relacionar de forma saudável e consciente de que somos interdependente, pois esse papo de que vivo sozinho e não preciso de ninguém, de que sou autossuficiente, é um grande equivoco e só nos mostra a dificuldade gigante de lidarmos com o diferente e com os nossos medos e inseguranças.

Através da gentileza podemos construir outro mundo.

Em lugar de “muito obrigada”, podemos dizer “agradecida” porque ninguém é obrigado a nada, devemos ser gentis uns com os outros e nos relacionar por amor e não, por favor.

“Gentileza” pode vir de uma palavra, de um gesto e até mesmo de um pensamento. Não é necessário dinheiro para se gerar gentileza. Nem mesmo falar a mesma língua, ou ter completado 18 anos, ou ser de uma etnia específica, ou ser gordo/magro, alto/baixo etc. Gentileza todos podem fazer!

Quando recebemos uma gentileza algo mágico acontece. Sentimo-nos pré-dispostos a fazer uma gentileza para aquela pessoa de quem recebemos ou qualquer outra que esteja precisando. Forma-se então uma “CORRENTE DO BEM”! Convidamos você a participar dessa corrente que certamente tocará o coração e beneficiará muitas pessoas.

“GENTILEZA GERA GENTILEZA”

Já dizia o profeta Gentileza.

Olhar nos olhos das pessoas, chamá-las pelo nome, dar um elogio sincero, sorrir, ceder a vaga, estender a mão e ouvir o que os outros têm a dizer são exemplos de momentos únicos e que muitas vezes têm se tornado raros no nosso cotidiano. Gestos simples como estes evitam e ajudam a diminuir nas pessoas, comportamentos autocentrados, mau-humor, solidão, depressão e até a violência.

Segundo nosso querido Leonardo Boff, o espírito de gentileza nunca ganhou centralidade nas nossas ações e por isso somos tão vazios e violentos. Ele alerta: ou seremos gentis e cuidantes ou nos autodevoraremos. Gentileza demonstra educação, apreço, delicadeza, cordialidade, afabilidade, acolhimento, perdão e paciência. Agir com gentileza energiza as pessoas e possibilita que elas enxerguem para além de seus limites.

Isto mesmo amigos, não é um déjà vu, estamos relançando a campanha GENTILEZA GERA AMOR E PAZ. Desde que lançamos pela primeira vez, continuamos a receber carinhos e pedidos para envio dos adesivos desta campanha. E após inúmeras solicitações de relançamento, decidimos fazê-lo. Agradecemos a vocês pelo carinho de sempre e pedimos novamente seu apoio e participação na nossa REDE DO BEM.

Um ótimo setembro pra vocês e até o mês que vem.

Nartan Lemos é psicóloga com especialização em Terapia de Relacionamento, Psicoterapia Corporal, Bioenergética/Biossíntese, Dançaterapia e Meditação.  Atende individual e casal em Brasília.

* Artigo escrito para a Edição Setembro 2012 do Jornal Lotus – Bem estar

Related: hyundai elantra n accessories, sticky fly traps coles, blights real estate whyalla houses for rent, robert w cox obituary, toenail falling off but still attached at cuticle, hyperbole in letter from birmingham jail, who is katherine flores father, galleria lecco chiusa, total life changes vs herbalife, www nylottery org past results, solidworks feature tree hidden, how to renounce iraqi citizenship, mary harris deadliest catch nationality, inboxdollars email address, how to add avalanche network to trust wallet,