fbpx

Blog da Nartan

Desenvolvendo a arte de ser quem se é

Vivemos em uma época em que a imagem de quem se é, sua persona, é mais importante do que de fato quem se é, seu self. Seus sentimentos, emoções e pensamentos são subjugados e o que prevalece é a necessidade de se ter, ocupar um cargo, constituir uma família tipo propaganda margarina, e esperam de nós comportamentos e ações padronizadas socialmente.

Alguém de fato se importou e queria saber quem você é, o que você pensa, quais são as coisas de que você realmente gosta e se sente realizado? Infelizmente a resposta é praticamente não. Nossos pais ou cuidadores estavam tão preocupados e ansiosos em nos educarem para sermos pessoas bem sucedidas e dentro dos padrões vigentes de sucesso da sociedade, que por medo e insegurança não nos permitiram e não nos incentivaram a nos conhecermos.

O processo terapêutico é um processo de autoconhecimento e descobertas. É uma ferramenta que esta disponível como recurso fundamental para descobrirmos quem somos. Aprendemos a refletir sobre nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos, e é através de uma investigação de nossa história de vida, que identificamos valores, padrões e crenças.

Este processo é individual e ninguém pode fazer por nós, o que para mim é sensacional, pois depende de cada um, de sua própria vontade. É a arte do grande encontro, encararmos nossas dificuldades, desafios e vulnerabilidades, descobrimos potenciais e habilidades, reconhecemos nossa força e desenvolvemos disposição e coragem para nos tornarmos quem realmente somos.

A liberdade de ser quem se é exige paixão e responsabilidade, coragem e superar limitações, e os ganhos são incomensuráveis. Criar a vida que se quer viver, depende exclusivamente de nós mesmos, esse papo de ficar responsabilizando os outros pelos nossos fracassos, tristezas e frustrações pra mim é perda de tempo e uma grande dificuldade e medo que temos de crescermos. Conhecer nossa história de vida, nossa trajetória ate aqui e agora é fundamental, para fazermos ajustes e avançarmos.

Carregamos internamente uma parte muito inconsciente que domina 70% de nossos comportamentos, que chamo de criança regredida. Essa parte interna nossa que sabota a felicidade, a satisfação e não nos permite crescer e evoluir. Portanto meus caros, essa conversa que quem precisa fazer terapia é doido, quem tem problema mental e etc, é conversa fiada e limitadora. A arte de se conhecer e criar a realidade que você quer viver, cabe a você mesmo ir atrás e realizar a jornada do herói.

Terapia é saúde, é saber cair e levantar, é a arte de aprender a viver. Respire fundo e vá, pois a vida te espera de braços abertos.

Beijo no coração e bom mês pra vocês!

Nartan Lemos psicóloga com especialização em Terapia de Relacionamento, Psicoterapia Corporal, Dançaterapia e Meditação.  É terapeuta credenciada pelo Learning Love Institute.

Related: keto pee smells like asparagus, naadam cashmere cardigan, christiansen 1977 twin study aim, shavuot programs 2021 florida, who is the father of penny taylor baby, how often should the fry scoop be cleaned mcdonald’s, alliteration for happy, stevenson high school famous alumni, how many bodies have been found in belanglo forest, jeffrey dahmer favorite candy, disadvantages of building on greenbelt land, why are small populations more affected by genetic drift, who is the mayor of port charlotte, florida, bangor city f c league table, romulus community schools board meeting,