Desenhando o seu corpo

Blog da Nartan

Desenhando o seu corpo

Você tem alguns minutos para fazer um pequeno exercício de autoconhecimento?

Não sei se você sabe, mas eu, além de psicóloga, tenho formação em psicoterapia corporal. Esse conhecimento me trouxe a consciência da importância do nosso corpo. É claro, sem o nosso corpo a gente não vive, mas não é sobre isso que estou falando. Estou falando sobre escutar o nosso corpo.

Como assim?

Bom, ao invés de tentar lhe explicar venho aqui sugerir uma pequena prática. Inclusive essa é a minha proposta com esse periódico. Te ajudar a criar momentos terapêuticos na sua vida.

Vamos chamar esse exercício de: Desenhando o nosso corpo.

Pegue um papel em branco e alguns lápis de cores. Se não tiver cores diferentes está tudo bem, pode usar uma caneta se preferir.

Desenhe o seu corpo no papel. Não precisa saber desenhar muito bem, a ideia não é retratar de forma realista, é somente um mapa para você identificar algumas áreas.

Com o papel na sua frente tire um minuto para refletir. Sinta o seu corpo, faça um escâner geral. Pense nos membros, tronco e cabeça. Observe mentalmente cada detalhe do seu corpo.

Aonde você tem tensões?

Qualquer tipo de tensão: dor, desconforto, couraças musculares, rigidez e etc.

Pinte essas áreas com uma cor específica. (para quem não tem lápis de cores use símbolos diferente) Por exemplo: sinto uma dor pontiaguda na lombar. Vou pintar de vermelho a lombar, ou vou desenhar um triângulo. Sinto meus olhos cansados. Vou pintar de amarelo ou marcar um X.

Feito isso tira mais alguns minutos para observar o seu desenho pronto.

Agora tire alguns minutos para sentir suas áreas de prazer, ou seja, quais partes do seu corpo você mais gosta, quais as partes que não tem tensão nenhuma, ou ainda, quais as partes que você sente prazer.

Nessas áreas de prazer, vamos chamar assim, use cores e símbolos diferentes.

Tire mais alguns minutos para observar o desenho completo.

É isso! Esse exercício pode gerar vários desdobramentos, mas também é completo por si mesmo. Não vou falar sobre os desdobramentos hoje para não estender muito esse post.

Acredite em mim, conhecer os detalhes do seu corpo é o início de um processo curativo.

Se você quiser dar continuidade nos seus estudos de autoconhecimento comigo eu sugiro que você faça parte da minha lista de e-mails. Já aviso logo que eu mando no máximo um e-mail por semana e que não faço spam. Geralmente meus e-mails são curtos e com algo bem prático. Vamos nessa? É só clicar no link abaixo:

https://materiais.nartanlemos.com.br/periodico-semanal-nartan-lemos

Nosso papo continua em breve. Namastê!


Nartan Lemos é psicóloga e terapeuta corporal com especialização em Terapia de Relacionamento, Criança Ferida, Bioenergética, Dançaterapia e Meditação. Atende individual e casal em Brasília (DF). Contato: nartanlemos@gmail.com | (61) 9 8173-8433.

Você tem alguns minutos para fazer um pequeno exercício de autoconhecimento?Não sei se você sabe, mas eu, além de psicóloga, tenho formação em psicoterapia corporal. Esse conhecimento me trouxe a consciência da importância do nosso corpo.