fbpx

Blog da Nartan

Dançar e resgatar a alegria de viver

A dançaterapia é uma abordagem corporal, voltada ao conhecimento pessoal que estimula o movimento criativo e a espontaneidade do corpo, motivando a comunicação e a integração entre as pessoas

O primeiro ritmo que conhecemos logo quando fomos concebidos é a batida do coração: o nosso coração e o de nossa mãe, que nos acalentou, alimentou e ninou em seu ventre. Com o passar do tempo, fomos crescendo e o nosso movimento corporal acompanhou o interesse por tudo e todos. Subimos, descemos, pulamos, rodopiamos, etc. Basta um som na vitrola e lá está aquele pequenino ser girando o quadril, os braços, a cabeça e os pés.

Nascemos com a possibilidade de nos expressarmos naturalmente, porém o corpo do homem moderno foi contido em seus desejos e manifestações. A repressão social, religiosa, cultural, moral e sexual gerou as doenças psicossomáticas tais como a depressão e a ansiedade. A desconexão profunda com as emoções e os pensamentos se apresenta no corpo, em forma de couraças – tensões no nível muscular – gerando uma respiração curta e desenergizada e provocando doenças.

O homem se afasta cada vez mais de si, vivendo somente um estereótipo do que todos devem ser e fazer, para ser respeitado e aceito na sociedade. Contudo perde o senso de individualidade e de coletividade, além de sua originalidade e criatividade.

DESENVOLVENDO UM CORPO SAUDÁVEL

O movimento e a dança sempre representou um meio das pessoas aprenderem a se comunicar com o mundo. O corpo se transforma num poderoso veículo de comunicação tão ou mais forte que sons ou palavras.

Dançando nós preservamos a energia e o equilíbrio do ritmo interno do corpo, beneficiando todos os seres de todas as idades. O indivíduo desenvolve a consciência do corpo, suas habilidades e talentos, e reconhece seus limites.

Através da dança, trabalha-se o movimento para transformar a rigidez do corpo em elasticidade, um caminho que leva ao autoconhecimento, à meditação e ao relaxamento. Saindo do isolamento para aceitar as diferenças, resgatando a diversidade e a autenticidade, descobrindo seus próprios estilos, formas e gestos. Transformando a dança em exercício de humanização, espiritualidade e compreensão entre os indivíduos.

A DANÇA CHAMADA AMOR

“A dança precisa ser aprendida – a graça dela, seus movimentos. Você precisa treinar o corpo para isso. Você nasce somente com a capacidade. É claro, você nasce com um corpo; você pode ser um dançarino porque você tem um corpo. Você pode movimentá- lo e pode ser um dançarino, mas dançar precisa ser aprendido. E dançar não é tão difícil porque só depende de você.” Osho

A dança é uma abordagem corporal, voltada ao conhecimento pessoal que estimula o movimento criativo e a espontaneidade do corpo, motivando a comunicação e a integração entre as pessoas. O uso terapêutico da dança e do movimento é um instrumento simples e poderoso que permite, através de um gesto, melhorar o próprio modo de ser e estar, física e mentalmente, no mundo.

Dessa forma, a dança pode nos proporcionar um meio de mapear os movimentos da nossa psique, bem como de explorar os domínios dos aspectos masculino e feminino da nossa alma.

Utilizando a Dança como ferramenta, busco utilizar os recursos artísticos, educacionais e terapêuticos da dança para encontrar as pessoas e auxiliá-las a descobrir caminhos, superar os desafios e viver mais felizes.

Nartan Lemos psicóloga com especialização em Terapia de Relacionamento, Psicoterapia Corporal, Bioenergética/Biossíntese, Dançaterapia e Meditação.  Atende individual e casal em Brasília.

* Artigo escrito para a edição Junho 2013 do Jornal Lotus – Bem estar

Related: cody detwiler farm tennessee, vexus fiber outage map, poems about the american dream dying, jamal malik batley, buy usdt with western union, living spaces coffee table lift top, software testing jobs in australia with visa sponsorship, st john’s northwestern military academy lawsuit, where does safeway get their beef, michael jordan wizards 2k rating, norwegian cruise auditions 2021, bear lake high school tragedy, how much money did a colonial gunsmith make, lily cohen wedding, austin cocktails to go,