fbpx

Blog da Nartan

Análise bioenergética: O que é terapia reichiana?

As terapias reichianas e as neo-reichianas, como a análise bioenergética, são uma forte influência sobre o meu trabalho como psicóloga e psicoterapeuta corporal

A psicoterapia reichiana é baseada nas pesquisas de Wilhelm Reich (1897-1957), médico e psicanalista austríaco, discípulo de Freud. E as terapias neo-reichianas, como a análise bioenergética, proposta por Alexander Lowen, são uma extensão deste trabalho.

A tarefa central da terapia reichiana é dissolver as tais couraças a fim de reestabelecer a plena capacidade do organismo para a pulsação da bioenergia ou orgone; que circula por nosso corpo orientada tanto por funções tanto emocionais quanto fisiológicas.

A partir da Psicanálise, Reich nos propõe bordagem terapêutica que inclui, além de intervenções verbais, as intervenções corporais. Pode ser considerado o “pai” da psicoterapia corporal e terapias que trabalham a vida emocional do corpo.

Uma das descobertas fundamentais Reich é que as atitudes e experiências emocionais não expressas podem dar origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Esses bloqueios, Reich chamou de “couraças do caráter”.

É importante salientar que as couraças desenvolvem-se em quase todos os indivíduos adultos e são assim definidas pois servem para proteção contra experiências emocionais dolorosas e ameaçadoras.

terapias reichianas
“Somente o conhecimento do processo vital pode dissipar o medo.” Wilhelm Reich

A Análise Bioenergética surge como teoria e técnica neo-reichiana em função das modificações que o psicanalista Alexander Lowen propôs a abordagem desenvolvida por Reich. Partindo da unidade entre mente e corpo, Lowen afirma que nossa história pessoal está armazenada em nossa estrutura corpórea.

Para Lowen, todas as experiências vividas, principalmente impacto das relações da primeira infância, traumas físicos e emocionais, são armazenados e contidos no corpo na forma de padrões de tensão muscular crônica; limitando a capacidade da pessoa viver e funcionar livre e plenamente.

Psicoterapia reichiana: como funciona?

Reich propõe que o processo terapêutico verbal e corporal seja orientado no sentido de dissolver as couraças, ou seja, liberar impulsos e emoções reprimidas além de elaborar conteúdos psíquicos associados.

As couraças ou processo de bloqueio muscular das emoções, criam um corte e repressão no fluxo espontâneo de nossa energia e expressividade, dando-nos uma sensação de anestesiamento, tristeza, baixa criatividade, espontaneidade e expressividade.

As armaduras ou couraças são essencialmente tensão armazenada, energia bloqueada e emoções reprimidas.

Para a dissolução destes bloqueios, a terapia reichiana propõe uma variedade de técnicas físicas e movimentos/exercícios corporais, como a respiração profunda, actings (movimentos desbloqueantes), expressão sonora, alongamentos, massagens, entre outras.

Dessa forma, o trabalho de “desencouraçamento” promove a regularização dos fluxos de energia e consequentemente de nossa saúde.

A visão psicocorporal e a criança ferida

A psicoterapia reichiana e as terapias neo-rechianas como a análise bioenergética, orientadas pela abordagem terapêutica psicossomática (mente e corpo em interação) e o trabalho do Learning Love: terapia da criança ferida são as principais influências no meu trabalho como psicóloga e psicoterapeuta corporal.

Nos atendimentos que realizo no consultório, proponho uma abordagem terapêutica que trabalha a fala mas também é orientada para o corpo, de forma que possamos aprender a respirar profundamente e relaxar em nós mesmos. Para que, assim, possamos influenciar nossas comportamentos, pensamentos e sentimentos com mais consciência corporal.

 

 

Acredito que o maior trabalho terapêutico que existe é aprender a amar a si mesmo, nos identificando com nossa essência e vitalidade e também aceitando e acolhendo nossas vulnerabilidades.

Ao encontrarmos esse espaço interno onde “me amo e me aceito do jeito que sou”, podemos nos tornar mais confiantes e capazes de expressar nossa sexualidade, criatividade e nos expressar livremente.

Nartan Lemos é psicóloga e terapeuta corporal com especialização em Terapia de Relacionamento, Criança Ferida, Bioenergética, Dançaterapia e Meditação. Atende individual e casal em Brasília (DF). Contato: terapeuta@nartanlemos.com.br | (61) 9 8173-8433.


+ Fontes bibliográficas:
Bioenergética e O corpo em terapia: a abordagem bioenergética, de Alexander Lowen
O ponto de mutação, de Fritjof Capra

Related: bulk gold paydirt, is 1450 a good chess rating, rob penn height, eating 1,000 calories a day for 2 months, norwalk ohio obituaries today, what is a stay well room at mandalay bay, channel 13 news anchors sacramento, mississippi state sorority rankings, dania beach parking rates, amanda siesta key boyfriend 2022, laura kuenssberg mouth deformity, nicole mandrell shipley, how to change origin minecraft, why would cid want to talk to me uk, we analyse critically police examples,