O final do ano, com todas suas confraternizações e encontros, é um momento rico onde podemos nos mostrar mais solidários, humanizados e conectados. Independente de religião, crenças e valores, a energia de troca entre as pessoas, seja ela de ordem material, afetiva ou espiritual, fica mais evidente.
Acredito muito nas relações humanas, e para mim esse é um dos grandes sentidos de estar viva, me relacionar. Primeiramente, “Conheça a ti mesmo” – quem eu sou, o que gosto e não gosto, quais são meus valores e crenças, que desejos e sonhos quero realizar nessa vida, reconhecendo a própria força e vulnerabilidade. Acredito que estas questões são imperativas em nossas vidas, e que estão em constante mudança e transformação.
O aprender sobre si mesmo é um processo constante, contínuo e sem volta. Quando abrimos e acessamos nossos espaços internos, nosso mundo interior, algo mágico começa a acontecer em nossa vida. Normalmente esse processo se inicia quando algo acontece que sai do padrão ‘normal’ e do nosso falso controle. Como a perda de um ente querido, mudança de cidade, doença, ou algum fato que ocorre e que, de repente, querendo ou não, a vida nos convida a visitar nossos sentimentos, emoções e nossa vulnerabilidade.
Somos seres vivos, e parto do princípio que estamos aqui encarnados como humanos nesse planeta Terra para evoluirmos, queiramos ou não. Não nascemos passarinho, nem pedra, nem árvore, portanto, arregacemos as mangas e vamos em frente rumos à consciência e transcendência. Então fico encantada em perceber os acontecimentos na minha vida, na dos amigos e clientes, e identificar um denominador em comum a todos: o desafio e a arte em se relacionar.
Segundo o Osho, mestre espiritual indiano, os relacionamentos e a meditação são os caminhos que percorremos para o nosso desenvolvimento pessoal. Quando estamos fechados e encarcerados em nossas próprias prisões e medos, fica muito difícil experimentarmos a vida. Como temos necessidade básica de amor, de amar e ser amados, independente de raça, credo, gênero e condição financeira, negar isso é o mesmo que negar a própria existência.
Então, convido a todos que façamos um pacto em direção ao amor e a arte de se relacionar. Se tomo a atitude de me manter no espaço fechado, conhecido e relativamente confortável, em contrapartida perco a possibilidade de respirar profundamente, de reconhecer a beleza do êxtase e do prazer, de me deixar ser visto e de olhar o outro nos olhos. E quando faço um convite para você se relacionar, estou falando em todos os tipos de relação, seja ela íntima de casal, de pais e filhos, amigos, de trabalho e etc.
A meditação é um estado de ser, é o estar consigo mesmo, é o grande encontro. Nesse processo, o que a meditação pode propiciar é o despertar de novos níveis de realidade nas relações interpessoais, e através deles alcançar o que Osho chamou de “divina solitude”, a via fundamental para uma intimidade real. Ele foi um dos raros mestres que acolheu a necessidade de psicoterapia como uma das ante salas para o processo meditativo.
Ele disse: “A capacidade de estar só é a capacidade de amar. Pode parecer paradoxal para você. Mas, é uma verdade existencial: só aqueles que são capazes de ser sozinhos são capazes de amar, de compartilhar, de ir até o mais profundo do outro – sem possuí-lo, sem tornar-se dependente do outro, porque eles não estão ancorados no outro.”
Vamos em direção a nós mesmos, vamos exercitar e desenvolver relações saudáveis e humanizadas, pois a falta de gentileza e responsabilização pessoal tem sido avassaladora em nossa cultura.
Até o mês que vem e bom carnaval para todos!
Nartan Lemos psicóloga com especialização em Terapia de Relacionamento, Psicoterapia Corporal, Bioenergética/Biossíntese, Dançaterapia e Meditação. Atende individual e casal em Brasília.
* Artigo escrito para a edição Fevereiro 2013 do Jornal Lotus – Bem estarRelated: best prepaid debit card to avoid garnishment, 5 generator profile human design, breaking news in plainville, ct, north texas softball coach, johnine leigh avery, stfc officers that increase cargo size, leu gardens jobs, telekom vypadok siete dnes, georgetown law school application deadline 2022, bracken darrell wife, kristen rochester crime, police activity in herriman, reed arena seating chart graduation, who do the pigs represent in animal farm, paddy the baddy next fight tickets,