fbpx

Blog da Nartan

Relações Saudáveis, Relações de Interdependência

Como transformar nossas feridas internas em grandes aliados 
Nascemos e crescemos em uma família que nos transmite seus valores, crenças e sua forma de vivenciar o amor. Necessitamos profundamente de sermos amados e, na maioria das vezes, vamos com a nossa cumbuca de pedintes para que o outro cuide de nós e nos acolha como somos sem restrições e total aceitação.

Começando pelos contos de fadas que nos ensina a esperar que o outro venha nos resgatar para vivermos felizes para sempre. Grande engano! Digo sem medo de errar que precisamos rever com a máxima urgência  nossa forma de experimentar e vivenciar o amor. Necessitamos escrever nas páginas da nossa vida novos contos, pois a Branca de Neve, a Bela Adormecida e a Rapunzel já eram!

Vamos combinar que não é assim que funciona e por isso tanto sofrimento e distorções da realidade.

Dependência  x  Antidependência

Carregamos internamente feridas, traumas e choques e tentamos desesperadamente que o outro nos salve e cuide de nós. A partir dessa perspectiva, nos posicionamos diante do outro em uma relação íntima de duas formas distintas e inconscientes: sendo dependentes ou antidependentes.

É preciso entender que normalmente, durante a vida, vamos passar pelos dois momentos, pelas duas situações. Em um momento podemos estar mais românticos e simbióticos, e em outros momentos mais independentes e individuais.

No espaço da dependência, carregamos uma grande ferida de abandono. Temos necessidade básica de afeto e contato físico não satisfeito. A criança emocional age por necessidade de simbiose, o que nos tornam exigentes e controladores. A nossa criança ferida pensa e sente assim: “Eu não tenho minhas necessidades supridas”, “Não há ninguém disponível para compartilhar meus sentimentos no espaço de intimidade”.

No espaço da antidependência, carregamos uma grande ferida de sufocamento. Nossa criança emocional tem necessidade de ser apoiada e amada incondicionalmente em sua individuação.  A criança emocional age por necessidade de individuação.  A necessidade de encontrar a si mesma é maior do que a necessidade de ligar-se a alguém. “Eu preciso de espaço, não deposite todas as suas necessidades em mim”, “Preciso explorar minha liberdade” “Não chegue muito perto”.

Indo além da ilusão

Nenhum ser humano nesse belo planeta Terra tem a obrigação de suprir nossas necessidades básicas. Aprender a cuidar de si, responsabilizando-se pela sua realidade e felicidade, aprendendo a viver com leveza diante de tantas intemperes, se faz necessário para nossa saúde mental, emocional e espiritual.

Aquela ideia que existe um ser único que me entende sem que eu precise falar, que saiba do que eu preciso só de me olhar, que está disponível para mim o tempo todo, que me apoia incondicionalmente na minha individualidade, que a sexualidade vai ser sempre quente, cheia de paixão e a qualquer momento, não existe. E digo mais, nem é para existir. Isso se chama pensamento mágico e faz parte do espaço da nossa inconsciência.

O ser perfeito, a alma gêmea, o felizes para sempre, só nos contos de fadas. Na vida real, todos nós somos imperfeitos e inconstantes, ora queremos ora não. Vou contar um segredo: o ideal não existe. O divino, puro e perfeito somente as divindades no nosso imaginário. Na vida real nascemos, vivemos e morremos. Nada e nem ninguém é para sempre.

A renovação, a transformação que acontece diariamente, mesmo que você não perceba, esta aí diante de nós. O que fazermos? Dar o salto além do medo, em busca da real mudança de si mesmo a cada passo, a cada demanda.

Ao invés de buscarmos relações baseadas na criança emocional, busquemos relações de interdependência, com base na nossa consciência e no espaço do adulto de hoje, e não da criança ferida do passado. Relações interdependentes são aquelas que podemos nos apoiar e trocar de forma mais consciente e humanizada!

Beijo no coração e seguimos juntos!

Nartan Lemos psicóloga com especialização em Terapia de Relacionamento, Psicoterapia Corporal, Bioenergética/Biossíntese, Dançaterapia e Meditação.  Atende individual e casal em Brasília.

* Artigo escrito para a edição Abril 2013 do Jornal Lotus – Bem estarRelated: brandon and sebastian martinez net worth, ryan sampson the crown dudley moore, best shaders for lunar client, marianos digital sign in, the light in hidden places quotes, what does lily mean in the bible, alexandra name puns, hoof governor manual, is patrece dayton still married, past aqha world champions, how many all stars did jordan play with, student loan class action lawsuit, a406 traffic cameras, new hope baptist church food pantry, soul asylum lead singer death cause,