Blog da Nartan

blog-curso-de-extensao-danca-vita-2016

Inscrições abertas: Curso de extensão em DANÇA VITAL

Este é um convite para trilhar o caminho do autoconhecimento através da dança e da música

Em sua edição inédita, desta vez com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e em parceria com o Instituto Federal de Brasília/Faculdade de Dança (IFB), o curso de extensão em Dança Vital alia diversas técnicas de dança à exercícios terapêuticos, arteterapia e meditação.

O programa, ofertado gratuitamente ao público, atenderá artistas da cidade que têm interesse na abordagem da temática, como atores, músicos, dançarinos, artistas plásticos, visuais, circenses, fotógrafos e poetas/escritores, que busquem no autoconhecimento um processo criativo.

Além do processo terapêutico, o objetivo do curso de extensão com vivências semanais é possibilitar ao participante maior consciência corporal – além de um mergulho no seu eu interior -, culminando na montagem coletiva de um espetáculo com direção de Nartan Lemos, coordenadora e facilitadora do projeto.

As inscrições vão de 4 a 22 de julho de 2016. AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ 30/07/16! Acesse e preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

PROPOSTA

De Agosto de 2016 a Junho de 2017, o curso de extensão em Dança Vital irá promover uma variedade de danças, meditações e terapias. O método propõe, de forma espontânea, lúdica e profunda, estarmos em contato com nossa energia vital.

“A ideia central é nos reconectarmos com nossa essência/self e com nossa criatividade, tendo a dança e a música como instrumentos de autoconhecimento”, ressalta Nartan Lemos.

As vivências semanais articulam a promoção da saúde mental à criação de performances – integrando mente, corpo e alma -, promovendo o auto conhecimento/reconhecimento e o aperfeiçoamento de profissionais de diferentes frentes de atuação criativa.

O curso de extensão será dividido em dois módulos. No primeiro, as aulas serão realizadas de Agosto a Novembro de 2016. O segundo módulo irá de Março a Junho de 2017. As vivências irão resultar na construção coletiva de um espetáculo – a circular por diferentes regiões administrativas do DF.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Percepção do próprio corpo: áreas de tensão e prazer;
  • Ativação da energia vital: alongamentos e consciência corporal;
  • Meditações ativas e passivas: Relaxamento;
  • Técnicas diversas: Dançaterapia, Método Silvestre, Dança dos 4 elementos e Orixás, 5 ritmos, Ritmos Brasileiros, Dança Espontânea, Danças de Gurdijeff; Danças Circulares
  • Arteterapia e Bioenergética;
  • Meditações ativas e passivas;
  • Construção de coreografias;
  • Criação de espetáculo artístico.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Módulo 1: 11 de Agosto a 24 de Novembro (2016)
Módulo 2: 09 de Março a 29 de Junho (2017)

PÚBLICO-ALVO

Atores, músicos, dançarinos, artistas plásticos, visuais, circenses, fotógrafos e poetas/escritores.

CARGA HORÁRIA

80 horas curriculares. Os participantes serão certificados pela Faculdade de Dança/IFB e Conselho Internacional de Dança/UNESCO.

METODOLOGIA

Aulas vivenciais, dinâmicas de grupo e vivências em arteterapia.

AULAS

Às quintas-feiras, das 19h às 21h.

LOCAL

Instituto Federal de Brasília/Faculdade de Dança (IFB). Via L2 Norte, SGAN 610, Módulo D, E, F e G, s/n – Asa Norte, Brasília – DF, 70830-450.

VAGAS DISPONÍVEIS

35 vagas.
*Serão disponibilizadas vagas para pessoas portadoras de deficiência e a metodologia será adaptada conforme a demanda.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30 DE JULHO

De 4 a 22 de Julho de 2016.

* O resultado final da seleção está previsto para 31/07/2016  04/08/2016.

COMO PARTICIPAR

Preencha o FORMULÁRIO ON-LINE

COORDENADORA E FACILITADORA

Nartan Lemos é terapeuta corporal há mais de 18 anos. Formada em psicologia pelo Uniceub, possui especialização no Trabalho da Criança Interior há mais de 15 anos. É terapeuta do “Institute Learning Love”, com formação em Psicoterapia Corporal Biossíntese e Bioenergética, Leitura Corporal, Massagem Terapêutica e Bioenergética. Mineira de BH, começou sua formação no ballet e posteriormente teve a oportunidade de unir a dança à meditação. Com formação em Dançaterapia, Danças Sagradas do Gurdjieff, Danças Circulares e Ritmos Brasileiros, hoje realiza o Dança Vital, uma abordagem prazerosa e criativa inspirada em vários tipos de dança e de dançar. É membro do Conselho Internacional de Dança/UNESCO. www.nartanlemos.com.br.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Rosangela Silvestre é coreógrafa, dançarina e criadora do Método Silvestre. Pesquisou dança e música no Brasil, Índia, Egito, Senegal e Cuba como parte de sua constante evolução e paleta eclética de movimento. Desde 1981, viaja dentro e fora do Brasil para ensinar e treinar dançarinos. Tem formação em várias técnicas, como: Martha Graham, Limón, Horton, Floor Bar, Classic Ballet, Dunham Technique, e experimentou diversas expressões como Germany Theater Dance, Contemporânea, Folclore, bem como danças tradicionais da África e de outros continentes. Entre seus instrutores, Raimundo Bispo dos Santos (Mestre King), Mercedes Baptista, Clayde Morgan, Carlos Moraes, Nelma Seixas, entre outros, a partir do final da década de 70. Sua voz é parte do trabalho na dança. Em setembro de 2011, concluiu o CD “Voices of Nature”, gravado e produzido por Mike Zechino, no The Nail Recording Studio em Tucson, Arizona.

Lucia Cordeiro é dançarina, coreografa de Danças Circulares e terapeuta corporal. Dá cursos e apresenta-se no Brasil e no exterior. Responsável pela Sensibilização Corporal do elenco da novela Velho Chico, no ar às 21h, na TV Globo. É membro do Conselho Internacional da Dança/UNESCO.

Renata Pacini é professora e pedagoga. Formada em 2001 pela Universidade de Brasília e arteterapeuta com formação clínica pela POMAR (RJ) em 2003, especializou-se em Coordenação Pedagógica em 2011, pela UnB. Tem experiência profissional em atendimento clínico em suas áreas de formação e em gestão de política públicas educacionais, mediação de leitura, alfabetização. Possui ainda formação complementar e experiência profissional em áreas artísticas, especialmente em cerâmica, reciclagem de vidro por fusing, canto e dança.

Alysson Bruno é músico nascido e criado nas casas de Candomblé em São Paulo, tem como formação musical estudos na Instituição Abaçaí Cultura e Artes, tendo como orientador o Musico percussionista Ari Collares desde 2000. Também cursou a Universidade Livre de Musica Instituto Tom Jobim (ULM). Atuou em shows como, Opera de Paris com Abaçaí, Festival Andanças de São Pedro do Sul – Portugal, Show do disco AGÔ! Cantos Sagrados de Brasil e Cuba, AGÔ Reverb no Festival Wassermusik e Baile dos Orixás com a Orquestra HB, dentre outros. Música para dança, atua com  o Coreógrafo Irineu Nogueira e coreógrafa Rosangela Silvestre desde 2010 por lugares como França, Inglaterra, Rússia, Suíça, Suécia, Espanha, Canada e outros. Realizou a co-direção musical do Espetáculo Raízes em Paris com a Nação Oju Oba de Maracatu, co-direção musical do espetáculo Terra Brazil em turnê na Holanda com a companhia Dance Migration de Toronto, onde atua como diretor musical atualmente. Em SP, desenvolve trabalhos com as bandas Aláfia, Batucada Tamarindo, Coletivo Roda Gigante e Höröya.